domingo, 21 de junho de 2009

lançamentos de projéteis

Assim, quando eu pergunto para algumas pessoas por que RAIOS eu tenho que estudar algumas coisas que não vão servir para exatamente n-a-d-a na minha vida, a maioria delas, inclusive minha mãe responde: "Não importa que você não será professora de matemática, engenheira mecânica, química, bióloga, blabla, mas para você passar no lindo vestibular de jornalismo ou letras (coisas que tem super a ver com física, matemática, química e biologia aliás) você tem que saber sobre todas essas matérias, e aí, você vai ter que decorar um monte de coisas imprestáveis que não vão servir para nada só para passar numa prova, o problema é que essa prova é que vai fazer tudo o que você será no futuro." Legal, legal, tá certo. Mas não faz o menor sentido para mim. Sei lá, eu penso que se eu quero ser uma boa profissional, eu tenho que me focar nos estudos do que vou fazer e não perder horas e horas estudando uma coisa que será inútil para minha carreira. Obviamente não estou dizendo que nunca mais terei que estudar física, por exemplo, pois tenho que saber o básico de tudo para não me tornar uma pessoa burra e estúpida, mas qual o sentido de eu ter que aprender a calcular um lançamento de projéteis? Eu fico pensando, será que um dia eu estarei sentada escrevendo alguma nova história, aí alguém vai chegar para mim, jogar uma bolinha para cima e dizer: "Luísa, qual foi a altura máxima da bolinha considerando que a gravidade é 10m/s²?". Eu, sinceramente, acho que chutaria a pessoa. Ou então, se fosse algo que eu realmente precisasse saber no momento, procuraria no google. Pegando o exemplo dos meus pais que são bons profissionais etc e tal mas não trabalham com nada relacionado a física, se eu perguntasse algo para eles hoje, eles provavelmente teriam que estudar novamente para poderem me ensinar, isso porque foi algo que eles nunca mais necessitaram e simplesmente esqueceram. Então eu perguntaria - "Por que vocês tiveram que aprender, então?" Meu pai diria que é importante, mas minha mãe só falaria - "Pra passar no vestibular". Sabe, acho que é por isso que me revolto e desisto de estudar. Não faz o menor sentido perder meu tempo precioso, um tempo que eu poderia estar me divertindo e sendo feliz, para sofrer com coisas que futuramente serão esquecidas. Claro que para muitas pessoas meus argumentos estão totalmente errados e que essa é toda uma desculpa para minha preguiça de estudar. Eu realmente gostaria que alguém chegasse e me dissesse argumentos verdadeiros que me fizessem ter ao menos um pouco de vontade de aprender. Passar no vestibular, passar no vestibular. Eu, de verdade, queria escrever um livro e ficar rica, para não ter que pensar na coisa idiota que é o vestibular. Mas isso é um sonho muito impossível, não é? Então vou voltar a meu querido e inútil lançamento de projéteis, só para não zerar em mais uma prova e, talvez um dia, passar no vestibular.

2 comentários:

  1. Você não precisa estudar para prova do vestibular, ela é feita de decoreba, ela não pensa o quanto você aprendeu, o quanto você consegue interpretar e tal e sim visa mais o quanto você decorou..quais são os relevos de todos os paises do mundo e o que eles exportam..ok, o mais importante não seria saber a parte geopolítica e como andam as relações internacionais?Mas em relação a estudo tenho que te dizer que pensava igualzinho a vc, e achava que era perda de tempo, afinal temos uma vida só para ser feliz, então eu deveria fazer o que me faz feliz, e realmente, pra que preciso de fisica para cuidar dos meus filhos e ser a dona de casa que quero ser?Ai tudo fez sentido para mim qdo deixei de estudar, qdo deixei de ter qualquer contato com a matemática e etc, comecei a me sentir excluida, burra por assim dizer, ouvia as pessoas conversando e não sabia do q elas falavam,e nao estou falando q as pessoas q eu ando discutam fisica(apesar de algumas discutirem), mas nao ter noção das coisas é horrivel, e te digo, hj estudo não pra passar na prova e entrar na faculdade, estudo para crescer como pessoa, saber fazer as coisas, ter conhecimento que é umas das maravilhas da vida, não basta gostar de ler e ler todos os livros como eu faço, ok, eu nao estava estudando mas achava que bastava tentar alcançar minha meta de 100 livros por ano, mas e o resto? e as coisas que nem dei chance de conhecer para saber se sao boas, se nao vao influenciar meu futuro e até podem me fazer escrever um roteiro ou uma história com mais precisão por saber o que acontece, e buscar no google é facil, mas a ideia de colocar uma bolinha fzendo uma trajetória só vai surgir se vc tiver noção, não adianta o google se vc não tem o conhecimento para querer aperfeicoa-lo.
    Digo que estudar é a melhor coisa que tem e não é uma obrigação, é um prazer, prazer de ser uma pessoa melhor, bem melhor. não estudar te torna comum, igual a todos, com apenas os conhecimentos basicos, sem esforço, sem treino..um dia eu sei que vc vai perceber isso, e entendo completamente vc agora, e está certo, é a fase de achar isso msm, mas vc vai ver q td q vc falou sobre o estudo está errado, ele é mto mais precioso do q parece. mto mais.
    ps: vc não da uma chance pra livros que são de outros assuntos dos quais vc não está tão acostumada?eu pelo menos acho que todo livro é conhecimento independente do assunto, agora só falta ver que tudo na vida é assim tb.

    ResponderExcluir
  2. seu te falar que penso a mesma coisa você acredita? er. odeio a escola bjs ;*

    ResponderExcluir